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BANPARÁ: 3º SIMULADO PREMIADO PRESENCIAL - 09/02 - Exemplo Belém

4 x R$ 7,50 ou R$ 30,00 à vista

Pagamentos parcelados em até 4 vezes sem juros

  • 1 x R$ 30,00
  • 2 x R$ 15,00
  • 3 x R$ 10,00
  • 4 x R$ 7,50
  • 5 x 6,21
  • 6 x 5,26
  • 7 x 4,59
  • 8 x 4,08


3º SIMULADO PRESENCIAL PREMIADO - BANPARÁ

Cargo: Técnico Bancário

 

Data da Prova: 09 de Fevereiro de 2025 (DOMINGO)

Local da Prova: Curso Exemplo da ALAMEDA FERREIRA TEIXEIRA, 54 (Av. Almirante Barroso entre Tv. Timbó e Tv. Estrella – Em frente ao IFPA).

Horário: 09:00h às 12:00h (incluído o tempo para marcação do cartão resposta)

O candidato deverá comparecer ao local de prova munido de documento de Identidade.

Utilizar caneta esferográfica de corpo transparente e tinta azul ou preta.

 

Valor da Inscrição:

· R$ 30,00 (trinta reais) para Não Aluno.

· R$ 20,00 (vinte reais) para Aluno*

· *os alunos devem adquirir o ingresso na secretaria do Exemplo ou solicitar pagamento via Pix pelo WhatsApp (91) 98408-7514.

 

PREMIAÇÃO

· 1º LUGAR: R$ 200,00

· 2º LUGAR: R$ 100,00

 

VAGAS LIMITADAS: 160 VAGAS

 

ATENÇÃO! ESSE EVENTO É PRESENCIAL

- Cada inscrição deve ser realizada em um cadastro (email) diferente.

- Não faça 2 ou mais inscrições no mesmo email, pois o sistema somente efetua uma inscrição por email.

- As inscrições pelo site serão encerradas no dia 10/01/25 (sexta-feira), às 19:30h, ou a qualquer momento caso o número de vagas atinja o limite de inscrições (160 vagas).

 

(Pagamentos em Boleto Bancário tem acréscimo de R$ 1,00 (um real).

ATENÇÃO! PAGAMENTOS EM BOLETO DEVEM SER FEITOS NO MESMO DIA DA EMISSÃO.

 

REGULAMENTO

a) Os candidatos inscritos concorrem:

·      1º LUGAR: R$ 200,00

·      2º LUGAR: R$ 100,00

b) A inscrição do Simulado será feita mediante o pagamento da taxa de R$ 30,00 (trinta reais) para não alunos e R$ 20,00 (vinte reais) para alunos que não será devolvida em nenhuma hipótese;

c) Não haverá em hipótese alguma prova de 2ª chamada;

d) O Simulado constará de uma prova com 60 questões (de múltipla escolha), cada uma com 5 (cinco) alternativas de resposta, das quais apenas 1 (uma) correta, sendo Língua Portuguesa (10 questões), Raciocínio Lógico (5 questões), Noções de Informática (5 questões), Compliance e Governança Corporativo (5 questões), Matemática Financeira (5 questões), Atendimento e Noções de Ética (5 questões) e Conhecimentos Bancários (25 questões)

e) O caderno de questões poderá ser levado pelo candidato somente após ter transcorrido 1 (uma) hora de prova (a partir das 10:00h)

f) Os critérios de desempate são:

I. obtiver a maior pontuação em Conhecimentos Específicos;

II. obtiver a maior pontuação em Conhecimentos Bancários;

III. tiver maior idade.

g) O gabarito da prova será divulgado no local de prova, a partir das 12:00h do dia 09/02/2025, para os alunos que estiverem no local da prova e no dia 10/02/2025, às 14h, no site www.exemploaovivo.com.br.

h) Os candidatos terão até o dia 11/02/2025 às 23:00h para solicitar anulação e/ou mudanças de gabaritos devendo para isso enviar recurso para o e-mail: recursoexemplo@gmail.com.

i) O Resultado do Concurso do Simulado será divulgada no Exemplo Alameda e no site www.exemploaovivo.com.br, no dia 14/02/2025 a partir das 14:00h.

j) A data da premiação dos candidatos será a partir do dia 17/02/2025

 

INGRESSO PARA ENTRADA NO EVENTO:

- Apresente o comprovante na tela do celular no dia do evento para ter acesso junto com o documento de identificação.

 

Mais informações e confirmação de inscrição: (91) 98408-7514 – WhatsApp.

 

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA O SIMULADO:

 

LÍNGUA PORTUGUESA

Compreensão e Interpretação de Textos. Argumentação e persuasão. Ortografia. Acentuação gráfica. Comunicação assertiva: linguagem simples, concisa e objetiva. Emprego do sinal indicativo de crase. Uso dos porquês. Coesão e coerência. Significação das palavras: sinônimos, antônimos, homônimos e parônimos. Classes de Palavras: substantivo, verbo, adjetivo, pronome, artigo, numeral, preposição, conjunção, interjeição e advérbio. Período simples e composto. Pontuação. Concordância Nominal e Verbal. Regência Nominal e Verbal. Colocação dos pronomes oblíquos átonos. Figuras de Linguagem. Redação oficial: escrita de textos formais e Manual de Redação da Presidência da República.

 

RACIOCÍNIO LÓGICO

Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; Deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações; 3. Compreensão e elaboração da lógica das situações, por meio de: raciocínio verbal; raciocínio matemático (que envolva, dentre outros, conjuntos numéricos racionais e reais – operações, propriedades, problemas envolvendo as quatro operações, nas formas fracionária e decimal; Conjuntos numéricos complexos; Números e grandezas proporcionais; razão e proporção; divisão proporcional; regra de três simples e composta; porcentagem); Raciocínio sequencial; Orientação espacial e temporal; Formação de conceitos; Discriminação de elementos. Compreensão do processo lógico que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, a conclusões determinadas.

 

NOÇÕES DE INFORMÁTICA

Conhecimentos básicos de sistemas operacionais: Windows 7, Windows 10 (32-64 bits) e ambiente Linux (Debian); 2. Conceitos básicos do hardware e periféricos de um microcomputador; 3. Ferramentas de Escritório: Edição de textos, planilhas e apresentações (ambientes Microsoft Office - Word, Excel e PowerPoint – versões desde 2013 até O365, Libre Office 5 ou superior); 4. Segurança da informação: fundamentos, conceitos e mecanismos de segurança, Controle de dispositivos USB, hardening, antimalware e firewall pessoal. 5. Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. 6. Redes de computadores: Conceito básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet e intranet. 7. Navegador Web (Internet Explorer 10, Google Chrome versão 100, Microsoft Edge versão 91 e Mozilla Firefox versão 78), busca e pes­quisa na Web. 8. Correio eletrônico (Microsoft Outlook 2013 até O365, grupos de discussão, fóruns e wikis. 9. Redes Sociais (Twitter, Facebook, LinkedIn, WhatsApp, YouTube, Instagram e Telegram). 10. Visão geral sobre sistemas de suporte à decisão e inteligência de negócio (ferramentas de painéis BI); 11. Conceitos de educação a distância (plataforma Moodle, Microsoft Sharepoint, Google Drive); 12. Conceitos de tecnologias e fer­ramentas multimídia, de reprodução de áudio e vídeo; 13. Ferramentas de Colaborativas e trabalho a distância (Microsoft Teams, Cisco Webex, Google Hangouts e Skype).

 

COMPLIANCE E GOVERNANÇA CORPORATIVA

1. Noções de Governança Corporativa. 2. Gestão de Riscos, 3. Gerenciamento de crises, 4. Processo de análise e tomada de decisão, 5. Prevenção à lavagem de dinheiro: Lei nº 9.613/98 e suas alterações; Circular nº 3.978, de 23 de janeiro de 2020 e Carta Circular nº 4.001, de 29 de janeiro de 2020 e suas alterações, Resolução CVM 50/2021. 6. Conceitos e medidas de enfrentamento ao assédio moral e sexual. 7. Segurança da informação: fundamentos, conceitos e mecanismos de segurança; Segurança cibernética: Resolução CMN nº 4893, de 26 de fevereiro de 2021. 8. Constituição da República Federativa do Brasil: artigo 37 (Princípios constitucionais da Administração Pública: Princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência). 9. Sigilo Bancário: Lei Complementar nº 105/2001 e suas alterações. 10. Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD): Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018 e suas alterações. 11. Legislação anticorrupção: Lei nº 12.846/2013; Decreto nº 11.129, de 11 de julho de 2022 e Decreto Estadual nº 2.289, de 13 de dezembro de 2018. 12. Política de Responsabilidade Social, Ambiental e Climática – PRSAC BANPARÁ (disponível no sítio do BANPARÁ na internet). 13. Lei de Acesso à Informação: Lei nº 12.527/2011.

 

MATEMÁTICA FINANCEIRA

1. Conceitos gerais: valor presente, valor futuro, valor do dinheiro no tem­po, juros, taxa de juros, prazo de operação; 2. Razão e proporção; divisão proporcional; regra de três simples e composta; porcentagem; 3. Juros simples e compostos. Taxas de juros: nominal, efetiva, equivalente, proporcional, real e aparente; 4. Rendas uniformes e variáveis; 5. Planos de amortização de empréstimos e financiamentos; 6. Cálculo financeiro: custo real efetivo de operações de financiamento, empréstimo e investimento; 7. Inflação, variação cambial e taxa de juros; 8. Equivalência de Capitais em fluxos regulares ou irregulares: VP, VF, prazos e taxas de retorno.

 

ATENDIMENTO E NOÇÕES DE ÉTICA

Noções de Atendimento: 1. Legislação: Lei nº 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor); Lei nº. 10.048/00; Lei nº. 10.098/00; Decreto Federal nº. 5.296/04; Resolução CMN nº 4.433, de 23/07/15 – Sobre a constituição e o funcionamento de componente organizacional de ouvidoria pelas instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil; 2. Marketing em empresas de serviços: Marketing de relacionamento; Satisfação, valor e retenção de clientes; 4. Propaganda e promoção; Telemarketing; 5. Etiqueta empresarial: comportamento, aparência, cuidados no atendimento pessoal e telefônico. Vendas: técnicas, planejamento, motivação para vendas; relações com clientes; Segmentação de mercado versus segmentação do setor bancário. Noções de Ética: 1. Código de Ética e Conduta Institucional (disponível no sítio do BANPARÁ na internet). 2. Conceitos: ética, moral, valores e virtudes; 3. Ética aplicada: Noções de ética empresarial e profissional; 4. O padrão ético no serviço público; A gestão da ética nas empresas públicas e privadas; conflito de interesses; ética e responsabilidade social.

 

CONHECIMENTOS BANCÁRIOS

Estatuto Social do Banpará (disponível no sítio do BANPARÁ na internet). 2. Abertura e movimentação de contas: documentos básicos; 3. Pessoa física e pessoa jurídica: capacidade e incapacidade civil, representação e domicílio; 4. Documentos comerciais e títulos de crédito: nota promissória, duplicata, fatura. Nota fiscal: principais características, 5. Documento de Crédito (DOC): noções básicas; 6. Cheque - requisitos essenciais, circulação, endosso, cruzamento, compensação; 7. Sistema de Pagamento Brasileiro; 8. Tipos de sociedade: em nome coletivo, por quotas de responsabilidade limitada, anônimas, firma individual ou empresária; 8. Estrutura do Sistema Financeiro Nacional (SFN): Conselho Monetário Nacional; Banco Central do Brasil; Comissão de Valores Mobiliários; Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional; bancos comerciais; caixas econômicas; cooperativas de crédito; bancos comerciais cooperativos; bancos de investimento; bancos de desenvolvimento; sociedades de crédito, financiamento e investimento; sociedades de arrendamento mercantil; sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários; sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários; bolsas de valores; bolsas de mercadorias e de futuros; Sistema Especial de Liquidação e Custódia (SELIC); Central de Liquidação Financeira e de Custódia de Títulos (CETIP); sociedades de crédito imobiliário; associações de poupança e empréstimo; Sistema de Seguros Privados: sociedades de capitalização; Previdência Complementar: entidades abertas e entidades fechadas de previdência privada; 10. Tipos de garantias - Garantias pessoais: aval; fiança. Garantias reais: alienação fiduciária; penhor; hipoteca; fianças bancárias; Fundo Garantidor de Crédito (FGC); 11. Os bancos na Era Digital: Atualidade, tendências e desafios. 12. Noções de política econômica, noções de política monetária, instrumentos de política monetária, formação da taxa de juros; 13. Novos modelos de negócios. 14. Fintechs, startups e big techs 15. Moedas e ativos digitais: blockchain, bitcoin e demais criptomoedas. 16 - Sistema de pagamentos instantâneos (PIX). 17 Open finance. 18. Moedas digitais dos Bancos Centrais: o Real digital (DREX). 18. Transformação digital no Sistema Financeiro 20. Produtos e serviços financeiros: depósitos à vista; depósitos a prazo (CDB e RDB); cobrança e pagamento de títulos, boletos e carnês; transferências automáticas de fundos; arrecadação de tributos e tarifas públicas; home banking, mobile banking, banco virtual; cartão de crédito (dinheiro de plástico); fundos mútuos de investimento; hot money; contas garantidas; crédito rotativo; descontos de títulos; financiamento de capital de giro; leasing (tipos, funcionamento, bens); financiamento de capital fixo; crédito direto ao consumidor; empréstimo em consignação; cadernetas de poupança; cartões de crédito; títulos de capitalização; planos de aposentadoria e pensão privados; planos e apólices de seguros; 21. Mercado Financeiro - mercado monetário; mercado de crédito; mercado de capitais: ações características e direitos, debêntures, diferenças entre companhias abertas e companhias fechadas, funcionamento do mercado à vista de ações, mercado de balcão; mercado de câmbio: instituições autorizadas a operar; operações básicas; contratos de câmbio - características; taxas de câmbio; remessas; SISCOMEX; 22. Mercado Primário e Mercado Secundário.