Pagamentos parcelados em até 4 vezes sem juros
3º SIMULADO
PRESENCIAL PREMIADO - BANPARÁ
Cargo:
Técnico Bancário
Data da Prova: 09 de Fevereiro de 2025 (DOMINGO)
Local da Prova: Curso Exemplo da ALAMEDA FERREIRA TEIXEIRA, 54
(Av. Almirante Barroso entre Tv. Timbó e Tv. Estrella – Em frente ao IFPA).
Horário:
09:00h às 12:00h (incluído o tempo para marcação do cartão resposta)
O candidato deverá comparecer ao local
de prova munido de documento de Identidade.
Utilizar caneta esferográfica de corpo transparente e tinta azul ou preta.
Valor
da Inscrição:
· R$ 30,00 (trinta reais) para Não Aluno.
· R$ 20,00 (vinte reais) para Aluno*
· *os alunos devem adquirir o ingresso na
secretaria do Exemplo ou solicitar pagamento via Pix pelo WhatsApp (91)
98408-7514.
PREMIAÇÃO
· 1º LUGAR: R$ 200,00
· 2º LUGAR: R$ 100,00
VAGAS LIMITADAS: 160 VAGAS
ATENÇÃO!
ESSE EVENTO É PRESENCIAL
- Cada inscrição deve ser realizada em um cadastro (email) diferente.
- Não faça 2 ou mais inscrições no mesmo email, pois o sistema somente
efetua uma inscrição por email.
- As inscrições pelo site serão
encerradas no dia 10/01/25 (sexta-feira), às 19:30h, ou a qualquer momento caso
o número de vagas atinja o limite de inscrições (160 vagas).
(Pagamentos em Boleto Bancário tem acréscimo de R$ 1,00 (um
real).
ATENÇÃO!
PAGAMENTOS EM BOLETO DEVEM SER FEITOS NO MESMO DIA DA EMISSÃO.
REGULAMENTO
a) Os candidatos
inscritos concorrem:
·
1º
LUGAR: R$ 200,00
·
2º
LUGAR: R$ 100,00
b) A inscrição do Simulado será feita mediante o pagamento
da taxa de R$ 30,00 (trinta reais) para não alunos e R$ 20,00 (vinte reais)
para alunos que não será devolvida em nenhuma hipótese;
c) Não haverá em hipótese alguma prova
de 2ª chamada;
d) O Simulado constará de uma prova com 60 questões (de
múltipla escolha), cada uma com 5 (cinco) alternativas de resposta, das quais
apenas 1 (uma) correta, sendo Língua Portuguesa
(10 questões), Raciocínio Lógico (5 questões), Noções de Informática (5
questões), Compliance e Governança Corporativo (5 questões), Matemática
Financeira (5 questões), Atendimento e Noções de Ética (5 questões) e
Conhecimentos Bancários (25 questões)
e) O caderno de questões poderá ser levado pelo candidato
somente após ter transcorrido 1 (uma) hora de prova (a partir das 10:00h)
f) Os critérios de desempate são:
I. obtiver a maior pontuação em Conhecimentos
Específicos;
II. obtiver a maior pontuação em Conhecimentos
Bancários;
III. tiver maior idade.
g) O gabarito da prova será divulgado
no local de prova, a partir das 12:00h do dia 09/02/2025, para os alunos que
estiverem no local da prova e no dia 10/02/2025, às 14h, no site www.exemploaovivo.com.br.
h) Os candidatos terão até o dia 11/02/2025
às 23:00h para solicitar anulação e/ou mudanças de gabaritos devendo para isso
enviar recurso para o e-mail:
recursoexemplo@gmail.com.
i) O Resultado do Concurso do Simulado será divulgada no
Exemplo Alameda e no site www.exemploaovivo.com.br, no dia 14/02/2025 a partir
das 14:00h.
j) A data da premiação dos candidatos
será a partir do dia 17/02/2025
INGRESSO PARA ENTRADA NO EVENTO:
- Apresente o comprovante na tela do celular no dia do
evento para ter acesso junto com o documento de identificação.
Mais informações e
confirmação de inscrição: (91) 98408-7514 – WhatsApp.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA O
SIMULADO:
LÍNGUA
PORTUGUESA
Compreensão
e Interpretação de Textos. Argumentação e persuasão. Ortografia. Acentuação
gráfica. Comunicação assertiva: linguagem simples, concisa e objetiva. Emprego
do sinal indicativo de crase. Uso dos porquês. Coesão e coerência. Significação
das palavras: sinônimos, antônimos, homônimos e parônimos. Classes de Palavras:
substantivo, verbo, adjetivo, pronome, artigo, numeral, preposição, conjunção,
interjeição e advérbio. Período simples e composto. Pontuação. Concordância
Nominal e Verbal. Regência Nominal e Verbal. Colocação dos pronomes oblíquos
átonos. Figuras de Linguagem. Redação oficial: escrita de textos formais e
Manual de Redação da Presidência da República.
RACIOCÍNIO LÓGICO
Estrutura
lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos
fictícios; Deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as
condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações; 3. Compreensão
e elaboração da lógica das situações, por meio de: raciocínio verbal; raciocínio
matemático (que envolva, dentre outros, conjuntos numéricos racionais e reais –
operações, propriedades, problemas envolvendo as quatro operações, nas formas
fracionária e decimal; Conjuntos numéricos complexos; Números e grandezas
proporcionais; razão e proporção; divisão proporcional; regra de três simples e
composta; porcentagem); Raciocínio sequencial; Orientação espacial e temporal;
Formação de conceitos; Discriminação de elementos. Compreensão do processo
lógico que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, a
conclusões determinadas.
NOÇÕES DE INFORMÁTICA
Conhecimentos
básicos de sistemas operacionais: Windows 7, Windows 10 (32-64 bits) e ambiente
Linux (Debian); 2. Conceitos básicos do hardware e periféricos de um microcomputador;
3. Ferramentas de Escritório: Edição de textos, planilhas e apresentações
(ambientes Microsoft Office - Word, Excel e PowerPoint – versões desde 2013 até
O365, Libre Office 5 ou superior); 4. Segurança da informação: fundamentos,
conceitos e mecanismos de segurança, Controle de dispositivos USB, hardening,
antimalware e firewall pessoal. 5. Conceitos de organização e de gerenciamento
de informações, arquivos, pastas e programas. 6. Redes de computadores:
Conceito básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet e
intranet. 7. Navegador Web (Internet Explorer 10, Google Chrome versão 100,
Microsoft Edge versão 91 e Mozilla Firefox versão 78), busca e pesquisa na
Web. 8. Correio eletrônico (Microsoft Outlook 2013 até O365, grupos de discussão,
fóruns e wikis. 9. Redes Sociais (Twitter, Facebook, LinkedIn, WhatsApp,
YouTube, Instagram e Telegram). 10. Visão geral sobre sistemas de suporte à
decisão e inteligência de negócio (ferramentas de painéis BI); 11. Conceitos de
educação a distância (plataforma Moodle, Microsoft Sharepoint, Google Drive);
12. Conceitos de tecnologias e ferramentas multimídia, de reprodução de áudio
e vídeo; 13. Ferramentas de Colaborativas e trabalho a distância (Microsoft
Teams, Cisco Webex, Google Hangouts e Skype).
COMPLIANCE E GOVERNANÇA
CORPORATIVA
1.
Noções de Governança Corporativa. 2. Gestão de Riscos, 3. Gerenciamento de
crises, 4. Processo de análise e tomada de decisão, 5. Prevenção à lavagem de
dinheiro: Lei nº 9.613/98 e suas alterações; Circular nº 3.978, de 23 de
janeiro de 2020 e Carta Circular nº 4.001, de 29 de janeiro de 2020 e suas
alterações, Resolução CVM 50/2021. 6. Conceitos e medidas de enfrentamento ao
assédio moral e sexual. 7. Segurança da informação: fundamentos, conceitos e
mecanismos de segurança; Segurança cibernética: Resolução CMN nº 4893, de 26 de
fevereiro de 2021. 8. Constituição da República Federativa do Brasil: artigo 37
(Princípios constitucionais da Administração Pública: Princípios da legalidade,
impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência). 9. Sigilo Bancário: Lei
Complementar nº 105/2001 e suas alterações. 10. Lei Geral de Proteção de Dados
(LGPD): Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018 e suas alterações. 11.
Legislação anticorrupção: Lei nº 12.846/2013; Decreto nº 11.129, de 11 de julho
de 2022 e Decreto Estadual nº 2.289, de 13 de dezembro de 2018. 12. Política de
Responsabilidade Social, Ambiental e Climática – PRSAC BANPARÁ (disponível no
sítio do BANPARÁ na internet). 13. Lei de Acesso à Informação: Lei nº 12.527/2011.
MATEMÁTICA FINANCEIRA
1. Conceitos gerais: valor presente, valor futuro,
valor do dinheiro no tempo, juros, taxa de juros, prazo de operação; 2. Razão
e proporção; divisão proporcional; regra de três simples e composta;
porcentagem; 3. Juros simples e compostos. Taxas de juros: nominal, efetiva,
equivalente, proporcional, real e aparente; 4. Rendas uniformes e variáveis; 5.
Planos de amortização de empréstimos e financiamentos; 6. Cálculo financeiro:
custo real efetivo de operações de financiamento, empréstimo e investimento; 7.
Inflação, variação cambial e taxa de juros; 8. Equivalência de Capitais em
fluxos regulares ou irregulares: VP, VF, prazos e taxas de retorno.
ATENDIMENTO E NOÇÕES DE
ÉTICA
Noções de Atendimento: 1. Legislação: Lei nº 8.078/90 (Código
de Defesa do Consumidor); Lei nº. 10.048/00; Lei nº. 10.098/00; Decreto Federal
nº. 5.296/04; Resolução CMN nº 4.433, de 23/07/15 – Sobre a constituição e o
funcionamento de componente organizacional de ouvidoria pelas instituições
financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do
Brasil; 2. Marketing em empresas de serviços: Marketing de relacionamento;
Satisfação, valor e retenção de clientes; 4. Propaganda e promoção;
Telemarketing; 5. Etiqueta empresarial: comportamento, aparência, cuidados no
atendimento pessoal e telefônico. Vendas: técnicas, planejamento, motivação
para vendas; relações com clientes; Segmentação de mercado versus segmentação
do setor bancário. Noções de Ética: 1. Código de Ética e Conduta Institucional
(disponível no sítio do BANPARÁ na internet). 2. Conceitos: ética, moral,
valores e virtudes; 3. Ética aplicada: Noções de ética empresarial e
profissional; 4. O padrão ético no serviço público; A gestão da ética nas empresas
públicas e privadas; conflito de interesses; ética e responsabilidade social.
CONHECIMENTOS BANCÁRIOS
Estatuto
Social do Banpará (disponível no sítio do BANPARÁ na internet). 2. Abertura e
movimentação de contas: documentos básicos; 3. Pessoa física e pessoa jurídica:
capacidade e incapacidade civil, representação e domicílio; 4. Documentos
comerciais e títulos de crédito: nota promissória, duplicata, fatura. Nota
fiscal: principais características, 5. Documento de Crédito (DOC): noções
básicas; 6. Cheque - requisitos essenciais, circulação, endosso, cruzamento,
compensação; 7. Sistema de Pagamento Brasileiro; 8. Tipos de sociedade: em nome
coletivo, por quotas de responsabilidade limitada, anônimas, firma individual
ou empresária; 8. Estrutura do Sistema Financeiro Nacional (SFN): Conselho
Monetário Nacional; Banco Central do Brasil; Comissão de Valores Mobiliários;
Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional; bancos comerciais; caixas
econômicas; cooperativas de crédito; bancos comerciais cooperativos; bancos de
investimento; bancos de desenvolvimento; sociedades de crédito, financiamento e
investimento; sociedades de arrendamento mercantil; sociedades corretoras de
títulos e valores mobiliários; sociedades distribuidoras de títulos e valores
mobiliários; bolsas de valores; bolsas de mercadorias e de futuros; Sistema
Especial de Liquidação e Custódia (SELIC); Central de Liquidação Financeira e
de Custódia de Títulos (CETIP); sociedades de crédito imobiliário; associações
de poupança e empréstimo; Sistema de Seguros Privados: sociedades de
capitalização; Previdência Complementar: entidades abertas e entidades fechadas
de previdência privada; 10. Tipos de garantias - Garantias pessoais: aval;
fiança. Garantias reais: alienação fiduciária; penhor; hipoteca; fianças
bancárias; Fundo Garantidor de Crédito (FGC); 11. Os bancos na Era Digital:
Atualidade, tendências e desafios. 12. Noções de política econômica, noções de
política monetária, instrumentos de política monetária, formação da taxa de juros;
13. Novos modelos de negócios. 14. Fintechs, startups e big techs 15. Moedas e
ativos digitais: blockchain, bitcoin e demais criptomoedas. 16 - Sistema de
pagamentos instantâneos (PIX). 17 Open finance. 18. Moedas digitais dos Bancos
Centrais: o Real digital (DREX). 18. Transformação digital no Sistema
Financeiro 20. Produtos e serviços financeiros: depósitos à vista; depósitos a
prazo (CDB e RDB); cobrança e pagamento de títulos, boletos e carnês;
transferências automáticas de fundos; arrecadação de tributos e tarifas
públicas; home banking, mobile banking, banco virtual; cartão de crédito
(dinheiro de plástico); fundos mútuos de investimento; hot money; contas
garantidas; crédito rotativo; descontos de títulos; financiamento de capital de
giro; leasing (tipos, funcionamento, bens); financiamento de capital fixo;
crédito direto ao consumidor; empréstimo em consignação; cadernetas de
poupança; cartões de crédito; títulos de capitalização; planos de aposentadoria
e pensão privados; planos e apólices de seguros; 21. Mercado Financeiro -
mercado monetário; mercado de crédito; mercado de capitais: ações
características e direitos, debêntures, diferenças entre companhias abertas e
companhias fechadas, funcionamento do mercado à vista de ações, mercado de
balcão; mercado de câmbio: instituições autorizadas a operar; operações
básicas; contratos de câmbio - características; taxas de câmbio; remessas;
SISCOMEX; 22. Mercado Primário e Mercado Secundário.